sábado, 5 de maio de 2012

Cuidando dos Seus Olhos chega a Feijó e Tarauacá


O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, que possibilita a realização de cirurgias de catarata e outras intervenções cirúrgicas oftalmológicas, chegou a Feijó e Tarauacá.
Para celebrar a chegada desse serviço de saúde que tem sido oferecido gratuitamente à população acreana, o governador Tião Viana, os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, a secretária de Saúde Suely Melo e deputados da bancada estadual e federal participaram de um ato que marcou o início das cirurgias na região do Tarauacá-Envira.
Pacientes que já foram cirurgiados recepcionaram a comitiva do governador Tião Viana no auditório da Escola Estadual Djalma Batista. A coordenadora do programa na região Tarauacá-Envira, Regiane Holanda, disse que em menos de 20 dias de atuação do programa na região foram realizadas mais de mil consultas e 350 cirurgias na primeira etapa do Cuidando dos Seus Olhos.
especial_050512_3.gif
Pacientes com idade acima de 50 anos têm
prioridade no programa Cuidando dos Seus Olhos
Nesta segunda etapa, que se iniciou na última semana, os médicos já agendaram outras 400 cirurgias, de acordo com a coordenadora. Dessa vez, entre os pacientes que estavam recepcionando o governador Tião e sua comitiva, quem ganhou destaque não foi um idoso, foi a jovem Elizieli do Nascimento, de apenas 12 anos, que também fez a cirurgia de catarata.
Regiane Holanda explicou que, embora o programa seja preferencialmente para atender idosos, a garota foi atendida porque, ao ser consultada, foi diagnosticada com catarata congênita. “A prioridade são os pacientes acima de 50 anos, mas quando vimos o Eduardo Veloso atender uma menina de 12 anos, que nunca tinha enxergado, nós todos nos emocionamos ao vê-la enxergar pela primeira vez”, contou a coordenadora.


Outra oportunidade para ver o mundo


Ao ouvir o relato de Regiane Holanda, o senador Aníbal Diniz disse que o programa chega aos beneficiados, sejam jovens ou idosos, “como uma bênção”.
“Essa é uma bênção de Deus que o governo está levando até a população de Tarauacá e Feijó. Tenho certeza de que todas essas pessoas estão felizes com essa conquista, com o direito de poder ver, de poder enxergar o mundo, de poder caminhar com liberdade”, declarou Aníbal Diniz.
O senador Jorge Viana lembrou que durante o período que exerceu o mandato de governador sempre recebeu ajuda de Tião Viana na área médica, e essa ajuda também foi prestada ao ex-governador Binho Marques, e o trabalho de Tião Viana segue sendo fortalecido agora quando ele assume o governo do Acre.
“Enxergar é algo muito importante, e esse programa que o Tião implementou é algo que dá independência para as pessoas que têm certa idade. Quem enxerga pouco fica dependente de tudo, e quando volta a enxergar um pouco melhor entra em outra realidade, a vida fica outro significado”, observou o senador Jorge Viana.
A secretária Suely Melo destaca que é com grande satisfação que ela e a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos chegam para atender os municípios de Feijó e Tarauacá.
“Esse é um projeto maravilhoso e estamos aqui para compartilhar essa conquista de desses pacientes. Muitos já tinham deixado de fazer algumas coisas, como costurar ou caminhar na rua sozinhos, mas agora estão voltando a ter uma vida melhor depois de passar por essa cirurgia”, diz Melo.
O governador Tião Viana agradeceu o trabalho da equipe comandada por Suely Melo, Eduardo Veloso e Regiane Holanda.
“Estou aqui com muita alegria. Eu sei o que significa esse momento. Na próxima semana me alegra saber que teremos 400 cirurgias e nos dias 18, 19 e 20, mais 400 cirurgias. Serão pelo menos 1.200 pessoas e daqui a pouco isso vai aumentando. É uma alegria saber que está vindo gente de todos os Estados para fazer essa cirurgia, que custa R$ 12 mil e não é todos que podem pagar. Aqui é de graça, e nós nos orgulhamos disso”, declarou Tião Viana.
O governador confessou que fica muito feliz quando ouve de uma mulher idosa ou de um homem já na terceira idade que tinha perdido a esperança de enxergar, mas que após a cirurgia voltou a fazer suas atividades, como caminhar, ler a Bíblia ou até mesmo cozinhar e costurar.

fonte:pagina20