terça-feira, 15 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira


Para promover a implantação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Estado, foi criado um Grupo Técnico composto por representantes da Casa Civil, Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Articulação Institucional (SAI), Secretaria de Comunicação (Secom), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Em reunião realizada na última semana, que contou com a presença de secretários, diretores, assessores e servidores públicos representantes do Eixo de Desenvolvimento Social, foram debatidos os principais aspectos da lei e seus impactos no âmbito do Poder Executivo Estadual, uma vez que sua previsão de vigor é a próxima quarta-feira, dia 16.
politica_150512_3.gif
EM reunião realizada na última semana,
foram debatidos os principais aspectos da lei
O Controlador-Geral do Estado, Edson Manchini, fez uma contextualização geral sobre a origem da lei, citando a Constituição de 1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o foco no direito constitucional do cidadão ao acesso à informação.
Manchini frisou que a lei abrange todos os poderes e todos os órgãos da administração pública direta e indireta. “Todo mundo está dentro desse processo de fortalecimento do controle social na gestão pública”. Foi apresentado também o novo Portal de Acesso à Informação do Poder Executivo Estadual, no qual estarão agrupadas todas as informações dos órgãos e entidades da administração pública.
Nesta terça-feira, 15, a Sala de Situação da Secretaria de Articulação Institucional, juntamente com o Grupo Técnico, reúne-se com os demais eixos do governo para apresentar a LAI e assim garantir que todo cidadão tenha acesso às informações do governo estadual. O controlador-geral do Estado citou que a realização das Salas de Situação é o pontapé inicial para a implantação da LAI no Estado e para uma mudança no entendimento, na prática e na aplicação da cultura da transparência no serviço público, “pois temos a obrigação de fornecer a informação ao cidadão pelo meio mais rápido e acessível”.

Assessoria SAI